Big Breasted Blonde Amateurs
«Cada ratinha tem o seu mistério e desvendar uma não quer dizer que percebemos o mistério total», Puchkine, Diário Secreto
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Livro da Semana

Quando vi o livro surgir nas minhas mãos depois de o ter libertado de um papel de embrulho, o pensamento só pôde ser um:
Ou é muito bom ou muito mau.
Depois de o ter lido, lá cheguei à conclusão que ele anda entre o genial e o gromitoso (palavra que inventei agora à pressa só para construir uma engraçada aliteração).
Com um início bastante promissor, a srª Francine acaba por se refugiar em subterfúgios da literatura americana de massas de modo a conseguir captar o leitor e a desinteressar-me a mim.
Tive que esperar 200 páginas até ela apresentar Kafka eTchekov que são dois dos nomes que a capa apresenta.
Há uma curta referência a Saramago enquanto quebrador de regras e uma série de relatos de experiências pessoais que muitas vezes servem para enaltecimento pessoal e não esclarecimento. A barreira é muito ténue, bem sei, mas ela rompeu-a.
Contudo, devo confessar que nem tudo é mau e que me fez pensar imenso sobre os processos criativos ao me apresentar perspectivas que nunca tinha ponderado.
Queria ainda deixar uma pequena nota para a péssima tradução para português onde a autora "realiza" por diversas vezes em vez de se aperceber, um personagem que assim se torna real e não uma personagem fictícia são apenas dois dos mais flagrantes erros que se repetem ad infinitum ao longo do livro.

5/10

Etiquetas:

1 Comments:
Anonymous Anónimo escreveu razoavelmente...
Sim, eu comento: ainda bem que aprendeste alguma coisa com ele. Fico feliz por isso. A pessoa que to ofereceu.

Hihera.com