Big Breasted Blonde Amateurs
«Cada ratinha tem o seu mistério e desvendar uma não quer dizer que percebemos o mistério total», Puchkine, Diário Secreto
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Livro da Semana

Haverá humor na nossa literatura?
Sei e talvez seja eu um dos primeiros a confessar no peito a nota triste de que "não", tal não passa de uma mera ilusão.
Admito mesmo que me senti mal por pensar isso pois até conhecia uma parte considerável dos textos e alguns dos seus autores estão no meu altar privativo dos deuses da literatura, como são o caso do Cesariny, do Mário Henrique-Leiria ou do Luiz Pacheco.
Outros textos tinha-os lido há bem pouco tempo, como foi o caso de O que diz Molero do Dinis Machado, que só foi o livro que li antes de começar este.  
Pois então só podia andar parvo.
As introduções feitas a cada autor são muito a minha cara e garanto-vos  não só que não faria melhor como aquele é definitivamente o meu modelo.
Apesar de tudo, esta antologia revelou-se cheia de agradáveis surpresas remetendo-me para o meu canto obscuro da ignorância pois nunca tinha ouvido falar de José Sesinando e tinha ignorado a existência do Fernando Assis Pacheco, pondo-o mentalmente na gaveta que tenho reservada aos neo-realistas (acreditem que não é boa...).
Reconheço os meus pecados e prometo redimir-me dentro em breve.
Também é verdade que estão aqui textos que me levam a questionar a minha percepção da realidade e do próprio humor em si. Mas isso, lamento informar-vos, acontece em todas e quaisquer antologias.
Entretanto, quase que vos incito a ler esta antologia, pois vale muito, muito a pena.
Já agora, queria ainda deixar um especial agradecimento à mais tímida das co-autoras deste blogue pela dica.

9/10

Etiquetas:

Hihera.com