Big Breasted Blonde Amateurs
«Cada ratinha tem o seu mistério e desvendar uma não quer dizer que percebemos o mistério total», Puchkine, Diário Secreto
terça-feira, 30 de janeiro de 2007
Literacia
Ainda no seguimento/rescaldo de Sintra, resolvi estabelecer uma catalogação leitora (defeito profissional) dos leitores nacionais, com uma forte base empirista:

- Leitor compulsivo - chega às últimas trinta páginas de um romance e já só consegue pensar no próximo. Assume, regra geral, uma postura muito pouco condescendente para quem diz que está a ler um romance maravilhoso à coisa de um mês. A insaciante e frustrante busca do romance perfeito dá-lhe um toque amargo e de cansado da vida.

- Leitor pseudo-intelectual - é o maior número neste país (seguido de perto pelos não-leitores assumidos) e lê críticas literárias na 6ª, na Única e costuma andar com o JL debaixo do braço. Costuma ter barba, ser do BE, viver num subúrbio (ou ter uma mente suburbana, o que não é nada difícil nos jovens de hoje em dia) e, pior que tudo, ter sempre uma opinião sobre todos os livros que saíram ultimamente, menos os que não são tolerados pelas hostes partidárias. Dizem que gostam de estruturalismo e têm divagações filosóficas sobre questões que dificilmente transmitem a realidade nacional.

(continuará)

Etiquetas:

Hihera.com