Big Breasted Blonde Amateurs
«Cada ratinha tem o seu mistério e desvendar uma não quer dizer que percebemos o mistério total», Puchkine, Diário Secreto
sábado, 19 de janeiro de 2008
Ouvi dizer que isto vai ecoar
Numa altura em que este novo ano já se encontra entradote e que os artigos do caro Alexandre Dale estão finalmente a ganhar um tom viciante de quem sabe e gosta, venho anunciar publicamente que 2008 promete ser um ano de peso.
Passo a explicar:
Shantaram, Gregory David Roberts, 872 páginas, 22,46€.
As Benevolentes, Jonathan Littell, 896 páginas, 27€.
Depois de há muitos anos atrás o senhor Tolstoi ter demonstrado a toda a humanidade que nem sempre é sensato escrever tantas páginas de seguida, pois todos corremos o risco de ficarmos deprimidos ou de não nos deixarem passar nos aeroportos com os seus livros debaixo do braço, eis que o mercado livreiro nacional e internacional se anima com um australiano e um francês.

Loucos! Insanos! Dementes!, gritarão as mais iradas hostes.
Mas a verdade é que as palavras de Gregory David Roberts me soam bastante melhor que as de Tolstoi me soaram há coisa de dez anos. Já as de Littell ainda não posso avançar nada, mas cá tenho as minhas suspeitas de que o efeito que em mim causará será mais ou menos semelhante ao que causou no mundo literário francês.
Estas afirmações aparentemente despropositadas e que facilmente podem ser censuradas pela maioria das pessoas com mais de 43 anos, levanta uma outra questão: quão válidos são os clássicos nos dias que correm?
Usando e até mesmo abusando de uma das frases mais estranhas da língua inglesa para definir um livro, a modern classic, sou levado a admitir que quase a adopto como uma postura na vida. Pelo menos no que diz respeito ao consumo de livros.
Se bem que esteja a arriscar imenso a nível da minha formação pessoal, podendo mesmo vir a dar início a um processo irreversível, a verdade é que os traumas que sofri quando aos quinze anos resolvi devorar num mês o Guerra e Paz, ainda hoje estão bem visíveis na forma como me relaciono com as pessoas.
Quando um dia, porventura, conseguir chegar aos 43 anos, talvez consiga voltar a dedicar-me aos clássicos sem consequências muito funestas.
Já agora e ainda antes de se acabar este precioso espaço cedido pela ainda mais preciosa Drª Lucília, lanço-vos o desafio de nomearem 3 autores de que gostem e que ainda estejam vivos.
Vão ver que não custa nada.

Etiquetas:

2 Comments:
Blogger Gonçalo Veiga escreveu razoavelmente...
Este comentário foi removido pelo autor.

Blogger Gonçalo Veiga escreveu razoavelmente...
Cá vão:

- Gonçalo Veiga;
- Gonçalo Veiga;

E...

- Gonçalo...!


Ou talvez,
- Gregory David Roberts (Shantaram)
- Gautam Malkani (Londonstani),
- Jeffrey Eugenides (Middlesex).

Hihera.com