Big Breasted Blonde Amateurs
«Cada ratinha tem o seu mistério e desvendar uma não quer dizer que percebemos o mistério total», Puchkine, Diário Secreto
domingo, 29 de novembro de 2009
Jogos de Sedução
Antes de mais nada, vou pedir ao atento leitor que se foque qb na belíssima capa que lhe proponho.
Já está?
Olhe novamente, certificando-se que não deixou passar nenhum pormenor.
Pois bem, passarei a reproduzir de forma fidedigna uma conversa escutada recentemente e que comprova a qualidade e confiança que podemos depositar nas pessoas que trabalham em sítios onde o amor e paixão pelos livros atinge proporções inimagináveis.
A fim de manter a minha qualquer coisa, inventei nomes falsos, faltando ainda esclarecer que se trata de uma relação laboral hierárquica:

Brunilde: Oh, Clarice, veja aqui! Este livro deve ser demais.
Olhar de leve desprezo até bastante compreensível
Brunilde: Parece que este é que é de arrasar! Agora é que é! Temos que o comprar, que eu quero lê-lo!
Novo olhar, quase fingindo genuíno interesse.
Clarice: Pois... Pode ser que agora, quando formos às compras. Põe na lista de pedidos...
Brunilde: Já lá estava! - exclama, denotando uma certa e genuína revolta para com o facto de tamanho êxito literário não ter ainda sido adquirido.

E assim se decidem parte dos títulos comprados pelas nossas instituições.
Peço que olhem de novo com atenção para a capa e que se sintam seduzidos pelo verdadeiro poder de sedução do livro.

Etiquetas:

O senhor que se segue...


Mais do que estar a reagir à tremenda pressão de revistas, blogues e amigos para ler a genial obra prima, este será, possivelmente, um momento que não esquecerei.
2666 será o primeiro livro que irei ler no Kindle (de facto já o comecei a fazer ontem, na esperança de que isso conseguisse ajudar o Benfica a suplantar a defesa de 3 centrais montada pelo Carvalhal).
Em breve darei detalhadas e ostensivas descrições de tamanha experiência

Etiquetas:

quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Dias de chuva dá para isto
Un beso ficcional, - dijo
Pues gracias, - murmuró ( como que para alguien que no llega nunca)
La sonrisa luego se fue
en esa casa medio sola
llena de caras
mil toques que no lo dejan olvidar
que la realidad está ahí
cruda, cruel (al mejor)
dejando espacio y fantasía
para mil besos ficcionados.

Juande Ramos

Etiquetas:

Livro da Semana


Apesar da loucura e euforia que o Kindle veio provocar nesta alma singela que vos escreve, a verdade é que o livro físico continua a desempenhar um papel importante, como poderão ver pelos próximos dois livros desta semana e da próxima, ambos lidos em formato normal ou tradicional.

Pois para mostrar que a loucra pelo novo pode não ser assim tão grande, resolvi deleitar-me com um dos grandes mestres da nossa literatura: Eça de Queiroz.

Tem-me vindo a cheirar que o nosso amigo Eça é um daqueles escritores que fica mal dizer que não lemos tudo, quando, na verdade, a maior parte de nós leu apenas Os Maias e porque a isso fomos obrigados na escola.

No seguimento das duas adaptações cinematográficas, atirei-me para o famoso e polémico Crime do Padre Amaro.

A primeira coisa que ressalta logo à primeira vista é que qualquer uma das adaptações fica a quilómetros do original. A mestria do Eça é quase impossível de passar ao écrã. Não é minha intenção diminuir as capacidades dos argumentistas e realizadores portugueses e mexicanos, mas a verdade é que o Eça não é um rapazinho nada fácil para essas brincadeiras (já experimentaram o José Rodrigues dos Santos?).

Seja como for, a adaptação portuguesa parece-me agora consideravelmente fraca, e isto tendo em conta as devidas adaptações temporais.

A crítica social e o drama pessoal são dois dos temas mais profundamente abordados neste livro. Disso não há dúvidas. Mas a parte genial é a forma como ele aborda os dois lados da questão, fugindo inteligentemente à crítica social de cariz republicano, tal como também aborda o drama pessoal da Amélia de forma tão intensa quanto o do jovem Amaro.

E isso é impossível de adaptar. Os dramas internos e questões existenciais são profundíssimas, atingem-nos como um raio fulminante, deixando-nos rendidos ao seu brilhantismo narrativo.

Em palavras brutas e concisas, posso afirmar que foi um dos melhores livros que li este ano e por isso se justificará o


10/10

Etiquetas:

terça-feira, 24 de novembro de 2009
Para ouvir e ouvir e ouvir
segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Depois de 3 dias por terras eborenses, dou início à lenta espera que me separa de sentir nestas mãos que martelam o teclado o mais novo gadget das minhas fantasias.

Que se desenganem os que já alimentam os mais perversos pensamentos, pois o que desejo mesmo é o kindle, encomendado no passado sábado.

É claro que até a mim me tenho levantado imensas questões sobre a sua utilidade, sobre a perda do prazer de segurar um livro real, de sentir o seu cheiro e de como nada disso será possível com tamanho gadget.
Mas as tenebrosas e vertiginosas vantagens de poder ter livros que não existem no mercado nacional aliada ao facto de ir facilitar tremendamente a utilização de documentos que terei que citar a nível profissional, seduziram-me e conduziram-me a este pequeno luxo.
Afinal, o subsídio de Natal terá que servir para alguma coisa...

Etiquetas:

terça-feira, 17 de novembro de 2009
Dias há em que se acorda assim
terça-feira, 10 de novembro de 2009
O senhor que se segue
E nunca é tarde para se ler Eça...

Etiquetas:

Há dias em que se acorda assim
Let’s start a publishing house
to hell with small literature
we want something redblooded
lousy with pure
reeking with stark
and fearlessly obscene
but really clean

get what I mean
let’s not spoil it
let’s make it serious
something authentic and delirious
you know something genuine like a mark
in a toilet
graced with guts and gutted
with grace

Etiquetas:

segunda-feira, 9 de novembro de 2009
E houve um génio chamado Eça
Na sua cela havia uma imagem da Virgem coroada de estrelas, pousada sobre a esfera, com o olhar errante pela luz imortal, calcando aos pés a serpente. Amaro voltava-se para ela como um refúgio, rezava-lhe a salve-rainha: mas, ficando a contemplar a litografia, esquecia a santidade da Virgem, via apenas diante de si uma linda moça loura; amava-a; suspirava, despindo-se, olhava-a de revés lubricamente; e mesmo a sua curiosidade ousava erguer as pregas castas da túnica azul da imagem e supor formas, redondezas, uma carne branca... Julgava então ver os olhos do Tentador luzir na escuridão do quarto; aspergia a cama de água benta; mas não se atrevia a revelar estes delírios, no confessionário, ao domingo.

In O Crime do Padre Amaro

Etiquetas:

domingo, 8 de novembro de 2009
Resquícios durienses

Entre passeios a roçarem o paradisíaco e a despertarem todos os possíveis sentidos que o corpo humano tem, eis que me deparei com um fantástico Curva 2006.
Pertença da tradicional casa de Portos Cálem, é um vinho suave, tremendamente frutado, fazendo-nos viajar pelo Alto Douro Vinhateiro sem sairmos do sítio onde o estamos a beber.
Desde tão tremenda experiência que resolvi assumir a sua compra para reserva caseira como uma verdadeira demanda de cariz quase religioso.
A quem o conseguir comprar, oferecer-se-à generosa recompensa.
Ou então um sorriso.

Etiquetas:

sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Leituras a cima do Douro (ou é tão bom estar de férias)

9/10


6/10


8/10

Etiquetas:

Hihera.com